Miss. Rodrygo Gonçalves

Vejam, o Senhor, o seu Deus, põe diante de vocês esta terra. Entrem na terra e tomem posse dela, conforme o Senhor, o Deus dos seus antepassados, lhes disse. Não tenham medo nem desanimem. Dt 1:21

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Excelência (Caráter Aprovado)


“ENTÃO O MESMO DANIEL SOBREPUJOU A ESTES PRESIDENTES E PRÍNCIPES; PORQUE NELE HAVIA UM ESPÍRITO EXCELENTE; E O REI PENSAVA CONSTITUÍ-LO SOBRE TODO O REINO” (DANIEL 6:3)
Nosso sucesso ou fracasso é proporcional à capacidade de tomar decisões. E este é um problema crônico na vida de muitíssimos cristãos: eles não desenvolvem, pelo espírito, a capacidade de tomar decisões e andar nelas. Em situações negativas como a de Daniel, muitos preferem se adequar ao contexto.
A partir da tomada de decisão de Daniel, de não se contaminar e andar nessa decisão, pagando o preço necessário para isso, Deus gerou naquele jovem um espírito de excelência.
E em toda a matéria de sabedoria e de discernimento, sobre o que o rei lhes perguntou, os achou dez vezes mais doutor do que todos os magos astrólogos que havia em todo o seu reino” (Daniel 1:20).
Há em teu reino um homem, no qual há o espírito dos deuses santos; e nos dias de teu pai se achou nele luz, e inteligência, e sabedoria, como a sabedoria dos deuses; e teu pai, o rei nabucodonosor, sim, teu pai, o rei, o constituiu mestre dos magos, dos astrólogos, dos caldeus e dos adivinhadores” (Daniel 5:11)
Excelência não é uma qualidade relacionada a ser ou ter. Naquele contexto, Daniel não tinha nem se quer identidade, pois seu nome foi trocado (para Beltessazar, um nome babilônico). Mas a excelência é uma capacidade gerada pelo Espírito Santo em nosso espírito, que é dada para fazer cumprir O PROPÓSITO para o qual Deus nos destinou.
Assim como Daniel, Deus quer que sejamos excelentes, aptos a resolver coisas difíceis do seu reino. A excelência é algo dado por Deus e através dela é possível marcar gerações. Daniel mesmo estando cativo, deixou marcas na história, durante três gerações.
“Então o mesmo Daniel sobrepujou a estes presidentes e príncipes; porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava constituí-lo sobre todo o reino” (Daniel 6:3)
Ele, automaticamente prosperou por conta desse espírito excelente. Isso não está condicionado às circunstâncias. Daniel era um eunuco (castrado), com sonhos que haviam sido interrompidos – não podia ter uma família gerando uma descendência, que era o maior projeto de um homem. Quando nossa alma entender isso, Deus poderá gerar em nos um espírito de excelência.
E agora, eu pergunto: - você quer em excelência? Quer manifestar este aspecto do caráter de Deus, que é a excelência no seu caráter.
Se sua resposta é sim, vou compartilhar alguns pontos que podem lhe ajudar a chegar á excelência:
1.  Disposição do coração, pois é uma obra do Espírito – Disponha seu coração a andar em excelência, determine que você quer este caminho.

2.   Oração – Comece a orar intensamente por isso, clame a Deus, pois é uma obra do Espírito Santo em você.

3.   Relacionamento com a Palavra – Quanto mais você estuda e medita na palavra, mais você terá uma mente lúcida e apta a receber os segredos de Deus.

4.  Disposição para adquirir conhecimento – Você precisa decidir que quer aprender coisas. Qual foi a ultimas vez que você estudou alguma coisa? Que aprendeu a usar um novo programa no computador? Que estudou um assunto? Que fez um curso?

5.   Disposição para trabalhar muito – Muitos cristãos querem tudo por “milagre”. Querem, por um “toque santo”, ter tudo pronto! Certa pessoa pediu a um pastor que é um mestre na palavra, que impusesse as mãos sobre ele e orasse, transferindo para ela aquele dom maravilhoso de ensino que ele tinha. Ele respondeu: “Claro. Mas depois você vai gastar horas e horas debruçado em cima de livros, Bíblia e concordâncias bíblicas, como eu faço e, assim, terá a unção que eu tenho para ensinar”.

6.  Atenção aos detalhes – Tudo que é excelente é porque foi feito com muita atenção aos detalhes. Decida fazer, rever, depois rever de novo e assim, chegar a excelência.

7.  Planejamento – A maioria das pessoas não gasta tempo com planejamento da agenda semanal de trabalho ou planejamento financeiro ou, até mesmo de atividade, e assim, sempre faz com pior qualidade e gastando mais.  Se você quer chegar à excelência, decida gastar tempo planejado, comece por sua agenda semanal de trabalho!

8.    Perseverança – Normalmente tudo não sai perfeito na primeira vez, é preciso fazer, refazer, tentar de novo, persistir até chegar lá. Não desista! Tomas Edson precisou tentar algumas centenas de vezes até conseguir os caminhos para a lâmpada elétrica. Decida perseverar!

9.   Disposição de expandir seus limites – Se eu quero fazer melhor, chegar mais longe, preciso entender que me será necessário aprender a conviver com a dor, porque chegar a lugares que eu ainda não cheguei, vai sempre requerer de mim mais esforço, mais dilatação dos limites, e isso dói!

Está lançado um novo desafio na sua vida! Agora é sua decisão querer entrar no time que busca a excelência de Deus em tudo que faz, marcando gerações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário